comunicação de joana afonso na conferência que apresentou os “amigos maiores que o pensamento” à comunicação social

“Chamo-me Joana Afonso, tenho 23 anos, vivo em Famalicão e neste país de futuro improvável venho dizer-vos que – como cantou Adriano Correia de Oliveira – não tenho medo, porque a verdade é mais forte que as algemas.

Estou aqui por força de um imperativo ético e social que me leva a não enterrar a cabeça na areia e a não fazer de conta que assobiar para o lado disfarça a minha inquietação.

Subscrevo o projecto “Amigos Maiores que o Pensamento” porque é urgente lembrar a todos – e em especial á minha geração – que não podemos aceitar nenhuma forma de alienação. É possível resistir à obnubilação a que nos votaram, é possível dizer não a este estado de coisas ameaçante que nos confunde os passos, é possível mudar de rumo. Pois é nas nossas mãos que começa a liberdade.

José Afonso e Adriano Correia de Oliveira partiram, é certo, há 25 e 30 anos, respectivamente. No entanto as suas obras e exemplos de intervenção cívica continuam a ser um legado absolutamente actual, urgente e necessário nos tempos que correm.

Por isso, neste projecto – em que cabem todos os que vierem por bem – queremos agitar, avisar, dar poder à malta! Porque o momento presente impõe que cantemos o espírito solidário e as palavras francas de Zeca e Adriano.

À gente da minha geração deixo o desafio: alistem-se nesta jornada de luta e venham connosco construir durante o ano de 2012 um projecto multidisciplinar, criativo, inconformista e absolutamente livre, sem muros nem ameias!

À gente da minha geração – às escolas, às Associações de Estudantes, aos colectivos de juventude – tenho a dizer que todos somos imprescindíveis. Juntos seremos mais fortes, juntos podemos ser mais criativos, juntos podemos ser mais solidários!

Amigos Maiores que o Pensamento – como o foram o Zeca e o Adriano – será um projecto em que cada um de nós deixará no cadinho da solidariedade a marca de um tempo em que resistir, por si só, já será vencer!”

– Joana Afonso

25/01/2012

Mais sobre a apresentação dos Amigos Maiores AQUI.

As fotografias estão disponíveis AQUI.

Anúncios
Com as etiquetas , ,

One thought on “comunicação de joana afonso na conferência que apresentou os “amigos maiores que o pensamento” à comunicação social

  1. Judite Almeida diz:

    Uma coisa, apenas: força Joana, porque eu, com 55 anos, estou contigo! Também não tenho medo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s