Acta da Reunião de Subscritores do Projecto Amigos Maiores que o Pensamento
31 de Outubro, na sede da AJA Norte, às 21 horas
Estiveram presentes:
· Carmo Marques – AJA Núcleo de Aveiro
· Paulo Esperança – AJA Norte
· Francisco Fernandes ( Chico da Emilinha) AJA Norte
· Rogério Ribeiro– SPN e O Fantocheiro
· Ana Maria Abrantes – Galeria Porto Oriental
· Guilherme Castro Henriques
· Judite Almeida – Escola Secundária Alexandre Herculano
· José Carlos Costa
· Jaime Froufe Andrade – Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto
· Jaime Torres – Canto D’Aqui
· Jorge Delmar – “Sapato 43” (Porto)
Avisou que não podia estar presente:
· Mário Correia – Sons da Terra
· José Israel Bandeira – AJA Núcleo de Aveiro
A reunião iniciou com dois pontos prévios à Ordem de Trabalhos proposta e aceite pelos/as presentes:
1. Subscritores do Projecto Amigos Maiores que o Pensamento: 908 individuais e 175 subscritores colectivos;
2. O Projecto Amigos Maiores que o Pensamento recebeu 200 bilhetes, oferecidos pela Seiva Trupe para a peça SQUASH, disponíveis a partir do dia 7 ou 8 de Novembro. Quem desejar bilhetes para a peça, deverá enviar mail para o Projecto Amigos Maiores que o Pensamento, que se responsabiliza pelo seu encaminhamento para a Seiva Trupe.
Após estes pontos prévios seguiu-se a Ordem de Trabalhos:
Ponto 1: BALANÇO DE INICIATIVAS REALIZADAS DESDE 15 DE SETEMBRO
· No dia 22 e 23 de Setembro, realizou-se uma iniciativa promovida pelo Orfeão de Matosinhos, que conseguiu encher a sala;
· 05 de Outubro, realizou-se uma iniciativa em Baião, promovida pela AJA Norte e Associação de Amigos de S. Tomé de Covelas com o apoio da Câmara de Baião. Esta iniciativa foi felicitada pela sua organização, e pela forma como acolheu quem esteve presente/participou. A sala esteve cheia. Quem esteve presente considerou que os promotores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. A encenação da iniciativa foi agradavelmente referenciada ;
· 07 de Outubro, realizou-se o Concerto organizado pelo Canto D’Aqui na Casa da Música. Ideias apontadas :
– Qualidade de som óptima;
– Foi considerado um espectáculo de grande qualidade;
– Balanço global muito positivo;
– Qualidade, rigor e organização de muito bom nível.;
– O caracter poético esteve presente e bastante evidente;
– Um espectáculo demasiado longo (não teve intervalo);
– O espéctaculo rodou à volta dos “Sopros do Zeca”, o que levou a alguma menorização do “Canto D’Aqui”. Lamentou-se o facto de Sebastião Antunes não ter tido uma maior participação.
Relativamente a este balanço, Jaime Torres – Canto D’Aqui – considerou que a critica apontada como o espectáculo ser demasiado longo tem razão de ser mas estavam sujeitos à logística da Casa da Música. O facto de Sebastião Antunes não ter maior participação deve-se à dificuldade logística em estar presente nos ensaios, visto que se desloca de Lisboa. Relativamente à critica apontada em relação à evidência dos “Sopros do Zeca”, o Canto D ´Àqui tem tido como propósito promover e valorizar o trabalho deste colectivo de músicos, devido ao valor do seu trabalho, inédito em Portugal, não existindo qualquer receio, pois estes são uma “emanação” do Canto D’Aqui. O Jaime de seguida apresentou as contas relativas a todo processo do concerto, sendo saudado pelos presentes pela sua honestidade, uma vez que não tinha qualquer “obrigação” de o fazer;
· 20 de Outubro, realizou-se uma iniciativa em S. João da Madeira, em parceria com SPN. Foi apontado como um espectáculo com muita qualidade, sendo a apreciação global muito positiva. Foi exaltado o trabalho realizado, sendo considerada a parceria com o SPN muito importante. Foi considerado um trabalho honesto e limpo. Foi lamentada a ausência de Manuel Rocha da Brigada Victor Jara que constava do cartaz.
· 25 de Outubro, realizou-se uma iniciativa promovida pelo Bar Olimpo e SPN destinada a falar-se de Adriano Correia de Oliveira. Foi uma iniciativa bastante interessante e onde as participações da Ana Afonso, Ana Ribeiro e Mário Correia se evidenciaram.
Ainda neste ponto, Ana Maria da Galeria Porto Oriental, informou que foi vendido um quadro na Exposição Amigos Maiores que o Pensamento, intitulado “A morte saiu à rua num dia assim…” de Rui Pais.
O Chico da Emilinha reforçou o facto de ser importante os registos das iniciativas, através de fotos/vídeos, para colocar na página dos Amigos Maiores que o Pensamento.
Ponto 2: INICIATIVAS PROGRAMADAS
· 03 de Novembro, em Ponte de Lima. Tributo a José Afonso e Adriano Correia de Oliveira promovido por CLA/Universidade Aberta e com o apoio da Associação José Afonso ( núcleo do norte);
· 03 de Novembro, “Vejam bem, na sala há 5 meninas” de O Fantocheiro, na Quinta da Caverneira, na Maia;
· 23 de Novembro, em Santarém com a participação, entre outros, de Manuel Freire, promovido pela núcleo de Santarém da AJA;
· 24 de Novembro, em Aveiro, organizado pelo Núcleo da AJA Aveiro em parceria com a Cultureprint, apresentação do livro Provas de Contacto;
· 01 de Dezembro, em Aveiro, organizado pelo Núcleo da AJA Aveiro, apresentação pública do livro A influência da música tradicional na obra de Adriano Correia de Oliveira de Mário Correia em parceria com a “Sons da Terra”.
· 01 de Dezembro, “Vejam bem, na sala há 5 meninas” de O Fantocheiro, em Amarante no Cinema Teixeira de Pascoaes;
· 07 de Dezembro, apresentação do livro Provas de Contacto e dos livros do Mário Correia em Braga, promovido pelo Canto D’Aqui.
Ponto 3: CONTAS
· Aos 160 euros que se encontravam em caixa, juntaram-se 90 euros resultantes da venda do quadro na Galeria Porto Oriental.
Ponto 4: IDEIAS PARA CELEBRAR O FIM DO PROJECTO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012
Apesar de chegarem, amiúde, algumas posições que “lamentam” o fim do projecto ficou claro para os intervenientes que o compromisso assumido em Julho do ano passado foi exactamente esse: celebrar a vida e obra do Adriano e do Zeca durante 2012. Claro que as entidades e subscritores podem – devem – estabelecer entre si as parcerias que entendam necessárias de modo a potenciar outras iniciativas em 2013, fora do alcance do projecto Amigos Maiores que o Pensamento.
Para tentar “terminar em beleza” este projecto os subscritores presentes consideraram a possibilidade de se fazer uma festa no fim ano que se poderia multiplicar por várias festas a serem organizadas em diversos locais pelos vários subscritores.
DATAS APONTADAS: 29 ou 31 de Dezembro,
LOCAIS APONTADOS NESTE ENCONTRO:
Sendim (Miranda do Douro)
Associação de Moradores de Massarelos (Porto)
Salão da Junta de Freguesia de Nogueiró (Braga)
Para “resolver” definitivamente este assunto foi decidido marcar novo Encontro para o dia 22 de Novembro, 5ª feira, 21 horas, na sede da AJA norte apontando-se como Ordem de Trabalhos:
1-Iniciativas realizadas e a realizar
2-Organização de uma festa de encerramento,
3-Destino a dar aos fundos existentes,
4-Declaração final a constar do blogue
Aveiro | Porto, 6 de Novembro de 2012
Carmo Marques (AJA – Região de Aveiro)
Paulo Esperança ( AJA-Norte)