AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO, SEMPRE! DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO

Em Julho de 2011 lançamos um desafio: em 2012 passam, respectivamente, 30 e 25 anos que Adriano Correia de Oliveira e José Afonso pegaram na trouxa e zarparam! Vamos celebrar estes AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO?

Depois de vários encontros, reuniões, conversas – tudo no mais amplo clima de liberdade – nasceu o Manifesto “ Tempos de Borrasca Invadem-nos a Alma” que recolheu 972 subscrições individuais e 177 ao nível de entidades.

O Blogue oficial deste projecto teve perto de 37 500 visitas e no seu “facebook” houve cerca de 1600 opiniões.

Por todo o país e estrangeiro multiplicaram-se iniciativas evocativas da obra e exemplo cívico do Adriano e do Zeca – mais de 90 directamente englobadas neste projecto – ou seja integrando  o seu logótipo.

Tudo isto sem qualquer estrutura profissional provando que quando se quer “não há ventos que não prestam nem marés que não convenham”!

Hoje estamos aqui – como certamente poderíamos estar em qualquer outro sítio – a cumprir o assumido!

Este projecto chega ao fim porque foi desenhado para se estender, obviamente, APENAS, durante este ano.

Durante este ano de 2012, foram muitos os companheiros e companheiras que se juntaram a este projecto como muitas foram as entidades e organizações que a ele aderiram, criando e dinamizando inúmeros actos de intervenção cultural e cívica, momentos únicos de um querer fraterno e solidário de um mundo melhor. Ocupamos muitas praças da canção, estivemos nas ruas a gritar, geramos convergências na acção e mobilizámos vontades. Lembramos e cantamos, celebramos e divulgamos, evocamos e homenageamos Adriano e Zeca em tons maiores de colectivo.

Foi um tempo de cumplicidades. Convocamos as cantigas-hinos dos quais continuamos a precisar como o ar que respiramos para melhor falarmos dos nossos anseios e aspirações, para mais e melhor lutarmos por uma sociedade livre e verdadeiramente democrática.

Mas nada começou nem acabou aqui. O mandato da intervenção não se extinguiu e estamos certos de que cada um de nós vai continuar a trilhar os caminhos percorridos pelo Zeca e pelo Adriano.

Da seiva crescida neste projecto gostaríamos que nascessem futuras parcerias entre os seus subscritores de molde a que todo este mundo de conhecimento que foi aberto, não se perca!

Porque assumimos este legado de cidadania militante pelas causas da solidariedade e da liberdade, porque continuamos a acreditar que não é uma utopia a cidade sem muros nem ameias quando há sempre alguém que resiste, o Adriano, o Zeca e todos nós que nos envolvemos política e afectivamente neste projecto seremos sempre, nesta caminhada em tempos de borrasca, AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO!

 

01 DE JANEIRO DE 2013

Anúncios
Com as etiquetas , ,

One thought on “AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO, SEMPRE! DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO

  1. chico da EMILINHA diz:

    ESTOU MUITO GRATO A TODA A GENTE QUE SE REUNIU PARA LEVAR A CABO ESTE PROJECTO………….. O MEU ABRAÇO ATÉ UM DIA DESTES,,, QUE SEJA BREVE….OBRIGADO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s